tiago creator

Porque eu uso um ThinkPad antigo

21 de dezembro de 2025

Diagrama do fluxo

Eu caí no meme de comprar um ThinkPad? Talvez. Mas, na verdade, notebooks empresariais antigos têm muito mais qualidade por um preço bem menor que os modernos e descartáveis de hoje em dia. A história de como terminei com meu T430, que hoje é meu computador principal, começou em 2015, quando decidi comprar um notebook simples para poder transportar e complementar o meu setup, que já tinha um PC Desktop.

O baratinho

Depois de decidir que eu precisava, e queria, um notebook, fiz uma pesquisa básica nos sites de hardware e me deparei com um bem baratinho da Asus, tinha um quad core da AMD com 4gb de RAM e um HDD de 500 gigas. A configuração não era das melhores, mas eu pensei: "É só para ver umas aulas no YouTube e abrir uns PDFs, não tem como dar errado, o trabalho pesado vai ser todo no desktop."

Comprei por R$ 1600, e adivinha? Deu errado. Com mais ou menos 1 ano de uso, já era lixo, primeiro a bateria parou de carregar, comecei a usar só na tomada, depois o teclado, comprei um teclado externo, por último a tela ficou cheia de dead pixels.

Desisti, decidi não consertar, não valia a pena. Depois de dar um zero fill no HDD, doei para um técnico de computadores local para aproveitamento de algum componente.

Uma questão de sorte?

Sempre que precisei de um notebook novo, mas não queria (ou não podia) gastar muito, a recomendação padrão da mídia de tecnologia era sempre a mesma: pegue um Chromebook barato ou alguma outra tranqueira moderna e descartável, como se eu não merecesse mais do que isso.

Entre 2015 e 2020, usei três notebooks diferentes que comprei novos e que, somados, me custaram cerca de 5.000 reais, ou seja, quase uma parcela de 100 reais por mês no período todo só para ter acesso a um notebook básico.

O robusto e durável

Eu precisava de uma ferramenta simples, robusta, que fosse fácil de consertar e que eu pudesse realmente produzir. Foi então que, no final de 2020, eu me deparei com um vídeo no YouTube falando sobre a durabilidade dos ThinkPads usados, entre outros modelos empresariais. Foi igual descobrir um mundo novo, e mais ainda, quando vi que dava para comprar usado em todo canto, assim como as peças de conserto (teclado, bateria etc.).

O ThinkPad T430

Comprei um T430 por 750 reais no Mercado Livre, anúncio bom e com muitas vendas. Esse era o modelo mais comum que achei para vender. Para a minha felicidade, chegou em boas condições, a bateria segurava carga por algumas horas, e só tinha alguns pequenos arranhões estéticos, o teclado retroiluminado veio em inglês, mas praticamente novo.

Configurações da máquina:

Intel i5-3360m com 2 núcleos e 4 threads, placa de vídeo Intel HD 4000, 4gb de ram, hdd de 500gb, tela de 14 polegadas 1600x900

Usar um notebook empresarial antigo foi diferente de tudo o que já vi, no começo eu senti ele bem mais pesado e difícil de manusear, mas acabei me acostumando. Os apps abrindo rápido, sem ficar dando travadas ou lentidão, e mesmo com um processador de terceira geração da Intel e uma GPU integrada bem ultrapassada, não senti falta de nada para navegar, escrever, programar no Code e ver vídeos no YouTube. O problema mesmo era o HDD físico sofrendo um pouco no Windows, mas eu sabia que eu iria precisar de um SSD, então comprei com entrega rápida.

Não é um notebook para edição pesada de vídeo, jogos ou compilar código pesado, mas para todo o resto funciona muito bem. Não quero transformar isso em uma review de um notebook de 2012. Assim que o SSD chegou, apaguei o Windows 7 do HDD e instalei o Windows 10.

Upgrades

Por mais que eu estivesse feliz com meu "novo" ThinkPad, ele veio com configurações modestas para 2020 em diante, e com isso quero dizer o HDD físico de 500 GB e os 4 GB de RAM. Felizmente, aqui chegamos a um dos motivos pelo qual a comunidade considera os ThinkPads a melhor opção entre os usados: dá para fazer upgrade sim! E a disponibilidade de peças é muito boa!

O guia online The Definitive T430 Modding Guide descreve em detalhes todos os upgrades que dá para fazer, detalhando o modelo das peças compatíveis. Dá para trocar praticamente tudo, mas no meu eu fiz só 3 mudanças:

  • Memória RAM: 4gb ---> 16gb

  • Armazenamento: HDD 500gb ---> SSD 240GB

  • Sistema Operacional: Windows 7 ---> Windows 10 LTSC IOT 2021

Ficou bem melhor, e isso já foi suficiente para o meu uso na época.

Atualmente (2025)

thinkpad em cima da escrivaninha

Hoje, 5 anos depois, o T430 é o meu computador principal, que eu uso em uma escrivaninha junto de um teclado, mouse e um monitor da Lenovo VGA externos. Tudo ainda funciona perfeitamente, com exceção da bateria que perdeu bastante da capacidade de carga, está segurando só 2 horas agora.

Ainda hoje tem ThinkPads antigos e baratos à venda na Shopee e no Mercado Livre. É uma ótima compra para jovens que estão indo para o ensino médio ou universidade, e até mesmo como PC principal em vários casos, ele terá um ótimo desempenho.

Você realmente não precisa gastar mais de 3 mil reais em um notebook descartável e sem graça – ThinkPads antigos representam um ótimo custo-benefício, com uma excelente facilidade de reparo e disponibilidade de peças, permitindo que você mantenha o computador funcionando por muitos anos.